Espaço para publicação de artigos do prefeito de Rio Preto pelo PSB, Valdomiro Lopes, no qual se dispõe a informar, explicar, refletir e aprender com seus leitores. Serão abordados os avanços na cidade nas áreas da saúde, educação, transporte, cultura, infraestrutura e mobilidade urbana. Aqui pretende-se falar da vida e do futuro, sempre guiados pelo amor a Rio Preto.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Transformar concreto em jardins

A canalização do rio Preto é um importante passo no controle das enchentes. A obra que alivia um grande problema é toda feita em concreto, mas demos um passo importante para torná-la não apenas funcional, mas também mais um motivo de orgulho para os rio-pretenses: o Parque do Rio Preto. O novo parque será mais uma área de lazer para os homens, mulheres, crianças e idosos de nossa cidade.

As margens do rio Preto estão se transformando no maior parque do interior do Estado de São Paulo. São cinco quilômetros de pista de caminhada e ciclovia, com quatro pontes estaiadas, guarda-corpo, somente destinados a pedestres e ciclistas, e Academias da Boa Saúde, com equipamentos ao ar livre para a prática de atividades físicas. Além disso, vamos fazer uma iluminação muito bonita, o que vai transformar uma região que antes era degradada em referência para o lazer e para a saúde do rio-pretense.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Resíduos sólidos e o desafio do reaproveitamento

Temos a alegria de ganhar alguns prêmios na saúde durante a nossa administração, em decorrência do trabalho de uma equipe entrosada e comprometida com o bem-estar dos rio-pretenses. Merece destaque Rio Preto ter sido considerada a 5ª melhor cidade do Brasil em Saúde Pública. Sabemos que ainda temos muito a avançar, mas a melhora já foi significativa.

Mas não somos uma cidade reconhecida apenas pela boa qualidade dos serviços de saúde oferecidos. Temos em Rio Preto uma das melhores usinas de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil do País. Somos referência nacional nessa área e o uso adequado que damos aos resíduos da construção civil faz bem ao meio ambiente.

No ano passado, demos um passo importante para a ampliação desse serviço essencial para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. O investimento de cerca de meio milhão de reais possibilitou a aquisição do novo equipamento. Aumentamos, assim, a capacidade de geração da usina, que passou de 350 toneladas por dia para 700 toneladas por dia.

Além de dar destinação correta para os resíduos da construção civil, a expansão da usina gera economia para as obras públicas. A partir da reciclagem do material recebido na unidade fabricamos artefatos de concreto que servirão de guias de sarjeta, bancos, blocos de alvenaria, melhorias de estradas rurais, entre outros.

Essa experiência da usina de reciclagem, desconhecida por muitos rio-pretenses, nos rendeu um prêmio do Ministério do Meio Ambiente, na área Seleção Pública de Experiências em Gestão Ambiental Urbana, e a visita de comissões de diferentes partes do País e do mundo para conhecer nosso trabalho.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Fórum Rio Preto 2030




Acontece nesta quinta e sexta-feira um evento que diz de perto ao futuro de nossa cidade: o Fórum Rio Preto 2030, quando deveremos ter uma região metropolitana com cerca de um milhão de habitantes. O encontro vai debater temas que dizem respeito ao tipo de cidade que deixaremos como herança para as gerações futuras. Inscrevam-se: www.riopreto2030.com.br

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Boas parcerias, excelentes projetos - Parte II

Através de boas parcerias e projetos bem feitos, conseguimos atrair mais de R$ 500 milhões dos dois governos para grandes obras, desde o início do nosso mandato em 2009, um recorde na história da nossa cidade. 

Vamos dar alguns exemplos da boa utilização destes recursos: em parceria com o programa “Minha Casa, Minha Vida”, construímos 2.491 moradias populares no Residencial Parque Nova Esperança. E em parceria com o governo do Estado  também construimos o Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher. Podemos citar outra parceria bem sucedida com o governo federal: a construção, que está em fase final, do Hospital de Urgência (UPA) Jaguaré/João Paulo II.

Estes R$ 500 milhões captados por meio de parcerias vêm fazendo a diferença.

Mas o sucesso só é possível graças ao trabalho de uma equipe coesa, unida e consciente, que torna o grupo gestor de projetos junto ao nosso gabinete. E foi exatamente este grupo técnico que permitiu a execução de iniciativas fundamentais como a obra antienchente da ampliação da calha do Rio Preto e, agora em início de licitação as obras das avenidas Andaló/José Munia e Bady Bassitt/ Juscelino.

Boas parcerias, excelentes projetos - Parte I

Os três mandatos como vereador de Rio Preto e três como deputado estadual me possibilitaram boas relações políticas e pessoais. Já se vão 25 anos de vida pública e hoje tenho amigos que foram deputados comigo e ocupam cargos relevantes nos governos estadual e federal. Assim, pela convivência e o trabalho que realizamos juntos, eles nos ajudam a trazer recursos para Rio Preto.

Só amizade e confiança não bastam para o desenvolvimento de grandes obras na cidade. Elas ajudam, mas é preciso algo mais: apresentar projetos consistentes e completos, com começo, meio e fim, voltados para solucionar problemas atuais mas também para a construção da Rio Preto do futuro. Com tal objetivo, montei um bloco de assessores para fazer gestão dos grandes projetos e um banco de projetos junto ao gabinete, coisa que antes nunca existiu na história do nosso município.

Ter projetos prontos e acabados é essencial, mas é preciso ir além, pois os recursos municipais não são suficientes para viabilizá-los. A chave do sucesso está em estabelecer parcerias com os governos federal e estadual, e ter uma boa relação com estes governos é fundamental.

Voltaremos a tratar deste tema na semana que vem, mostrando o quanto estas parcerias têm sido benéficas para nossa cidade e os rio-pretenses.