Espaço para publicação de artigos do prefeito de Rio Preto pelo PSB, Valdomiro Lopes, no qual se dispõe a informar, explicar, refletir e aprender com seus leitores. Serão abordados os avanços na cidade nas áreas da saúde, educação, transporte, cultura, infraestrutura e mobilidade urbana. Aqui pretende-se falar da vida e do futuro, sempre guiados pelo amor a Rio Preto.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Um povo tricampeão de trabalho

É com muito orgulho que, pela terceira vez, fui a São Paulo receber das mãos do governador um prêmio que recebemos em nome dos micro e pequenos empreendedores rio-pretenses. Trouxe para nossa cidade mais do que um diploma que coroa a dedicação e o esforço de nossos servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômicos e de Negócios de Turismo.

Em 2008, Rio Preto estava em centésimo lugar nessa performance, em empréstimos para empreendedores que recorreram ao Banco do Povo em todo o Estado de São Paulo. Habia 99 cidades na nossa frente. Dinamizamos o atendimento, demos visibilidade às vantagens da operação, interagimos com homens, jovens e mulheres que queriam dinamizar seus negócios. Que traziam projetos e sonhos, vontade de trabalhar e vencer na vida.

Trouxe para Rio Preto, mais uma vez, um troféu que centenas de pequenos e médios trabalhadores ganharam com sua coragem, com sua ousadia, acreditando e construindo, com o próprio esforço, o sustento de suas famílias. Compraram máquinas, consertaram e reformaram equipamentos, investiram em seus negócios, modernizaram, aumentaram a produção de suas pequenas empresas.

Perseguiram seus sonhos, acreditaram nas suas ideias e, de centésimo lugar em 2008, já em 2009 o Banco do Povo do Estado, aqui em Rio Preto, fez empréstimos que somaram 1,4 milhão de reais. Não foi a Prefeitura, não foi o Estado, foram a garra, o esforço e a ousadia de dos nossos micro e pequenos empreendedores que conquistaram esse prêmio, superando cidades com mais de 300 mil habitantes e ficando em primeiro lugar.

Em 2010, novamente outro primeiro lugar, com 1,5 milhão de reais de empréstimos. Em 2011, ficamos em terceiro. E agora, em 2012, vejam bem, superamos Ribeirão Preto e a própria cidade de São Paulo, com 2,7 milhões de reais de empréstimos.

Ao receber o prêmio, lembro do orgulho desses trabalhadores que acreditam no próprio esforço, ganham o pão com o suor do seu rosto e ajudam, além de suas famílias, a nossa cidade de ir para a frente. Ajudam com seu exemplo de luta e mais, com a dignidade da palavra e da assinatura que colocam nos contratos de empréstimo.

Caráter, honra, palavra empenhada e dinheiro devolvido, real a real. Esse é o retrato dos 523 empreendedores que vejo impresso no diploma que tenho a alegria de receber pela terceira vez.

Obrigado governador Geraldo Alckmin. Obrigado servidores da Prefeitura, que estão à frente desse esforço. E parabéns pequenos, humildes e gigantes micro e pequenos empreendedores de Rio Preto.

Nenhum comentário: