Espaço para publicação de artigos do prefeito de Rio Preto pelo PSB, Valdomiro Lopes, no qual se dispõe a informar, explicar, refletir e aprender com seus leitores. Serão abordados os avanços na cidade nas áreas da saúde, educação, transporte, cultura, infraestrutura e mobilidade urbana. Aqui pretende-se falar da vida e do futuro, sempre guiados pelo amor a Rio Preto.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Avançar na Saúde

No domingo à noite, a celebração no Santuário de Fátima seguia no clima natural de encontro fraterno, introspecção e fé, quando uma moça passou mal. Como médico, dei as primeiras atenções e providenciei que fosse levada para a UPA Jaguaré. Após a missa, fui ver Diane, ela havia sido atendida e me ligou no dia seguinte. Diane e sua mãe agradeceram a atenção, estavam sensibilizadas pela atenção recebida naquela plantão de domingo.

Após o telefonema, faço uma retrospectiva do esforço dessa competente e dedicada equipe de médicos, enfermeiros, atendentes da Secretaria da Saúde. Penso no quanto avançamos desde que assumimos uma situação caótica na saúde em 2009. Eram 2.131 funcionários. Reforçamos a equipe. Após os concursos que realizamos, temos hoje 2.728 servidores. Entregamos as reformas e ampliações da UPA Vila Toninho, CSE Estoril, UBSF Gonzaga de Campos, SAMU, ARE, UBSF de Engenheiro Schmitt, além das construções da UPA Norte, UPA Jaguaré/João Paulo II, UBSF Jardim Gabriela, UBSF São Deocleciano, UBSF Jardim Simões/Renascer, UBSF Jardim Felicidade/Rio Preto I, UBSF Caic/Cristo Rei e Serviço de Atendimento a Doenças Infecto-contagiosas (SAE).

Lutamos e conseguimos com o Ministério da Saúde as habilitações das UPAs Norte, Jaguaré e Estoril/Tangará (ainda em construção); fizemos o Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher, com atendimento diferenciado, e vamos ampliar esses serviços. Estamos finalizando as ampliações das UBS Parque Industrial, Vetorazzo, Solo Sagrado e construção da UBSF Talhado e UPA Estoril/Tangará.

O esforço da Prefeitura nesses quatro anos e meio são visíveis e reconhecidos pela população que testemunha, diariamente nos jornais e televisão, os problemas enfrentados por doentes pelo Brasil afora. Avançamos porque, embora por lei Rio Preto tenha obrigação de investir em saúde até 15% do que se arrecada em impostos municipais, estamos investindo 24% da nossa arrecadação.

A saúde é, sim, um problema grave para os três níveis de governo. Até a década de 1980, a União e os estados arcavam integralmente com a saúde, educação e assistência social. Hoje, essas ações estão descentralizadas. E estados e municípios reivindicam, em todo o Brasil, mais recursos da União. É justo que assim seja, pois 60% da arrecadação de impostos nacionais ficam nas mãos do governo federal, 27% com os estados e apenas 13% são destinados aos municípios.

Damos nossa contribuição pois temos consciência da necessidade de fazer o máximo não apenas pelos rio-pretenses, mas também por todos os que aqui procuram socorro, vindos de municípios da região, de outros Estados e até de países vizinhos. Por isso, repito, não nos restringimos a investir os 15% dos impostos que arrecadamos, o que seria de lei. Por ser a saúde uma prioridade, investimos 24%. Nos últimos quatro anos, nossos investimentos próprios cresceram cerca de R$ 100 milhões em relação a 2008.

Ao invés de destruir, minimizar ou criticar o que fazem (ou deixam de fazer) a União e o Estado, nos unimos num esforço comum para identificar os problemas e necessidades, apresentamos bons projetos e, assim, temos feito jus às verbas disponíveis.


Não falta nada, está tudo perfeito? Claro que não. Temos de seguir trabalhando juntos, colocando essa luta pela saúde acima dos partidos, pelo bem das crianças, jovens, mulheres e trabalhadores de Rio Preto. Política e lealmente, temos o dever de buscar mais recursos e fazer ainda mais por nossa cidade. E assim agimos, não movidos pelo ódio ou pelo espírito eleitoreiro e revanchista, mas com planejamento responsável e trabalho sério.

OBS: texto publicado no Diário da Região em 13/06/2013

Nenhum comentário: