Espaço para publicação de artigos do prefeito de Rio Preto pelo PSB, Valdomiro Lopes, no qual se dispõe a informar, explicar, refletir e aprender com seus leitores. Serão abordados os avanços na cidade nas áreas da saúde, educação, transporte, cultura, infraestrutura e mobilidade urbana. Aqui pretende-se falar da vida e do futuro, sempre guiados pelo amor a Rio Preto.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mobilidade urbana, prioridade e muito trabalho



Mobilidade urbana – o direito do trabalhador de ir e vir, ser transportado pela cidade com conforto, rapidez, segurança e passagens a preços justos. Essa é uma política pública que requer de todo administrador atenção, planejamento e capacidade de gestão.

Transporte ruim e caro, esse foi o motivo deflagrador das manifestações de rua de junho, e sobrou para presidente, governador e prefeito.  Em Rio Preto, nos preocupamos com a mobilidade urbana desde antes da nossa posse como prefeito, em 2009. Diante do caos urbano encontrado, com monopólio de empresa concessionária do transporte público; diante do estado deplorável das ruas, esburacadas e sem recapeamento, principalmente nos bairros mais distantes, alguns há mais de 30 anos; diante de ônibus sem conforto que circulavam sem as obras viárias necessárias. Diante desse quadro, pusemos mãos à obra. Subsidiamos a passagem, sim. Fizemos, em 2011 e em 2012, duas reduções do preço das passagens, e não aumentamos em 2013.

Primeiro, encaramos o problema como uma prioridade. E pensamos no bolso do trabalhador. Fizemos um planejamento de mobilidade sério, com grandes obras viárias, ciclovias, asfaltamento de vicinais, viadutos, novos terminais, ônibus novos etc. E fomos atrás de recursos. Conseguimos, fizemos a primeira parte no nosso primeiro mandato. Agora, com mais recursos, partimos para a segunda parte. Há muito o que fazer para melhorar a mobilidade urbana, e temos de fazer todo dia! E logo vocês terão novidades.

Nenhum comentário: