Espaço para publicação de artigos do prefeito de Rio Preto pelo PSB, Valdomiro Lopes, no qual se dispõe a informar, explicar, refletir e aprender com seus leitores. Serão abordados os avanços na cidade nas áreas da saúde, educação, transporte, cultura, infraestrutura e mobilidade urbana. Aqui pretende-se falar da vida e do futuro, sempre guiados pelo amor a Rio Preto.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O DIFÍCIL EXERCÍCIO DAS LIBERDADES


Enviamos ao Diário da Região uma nota sobre as agressões que seus profissionais sofreram na terça-feira durante a cobertura da manifestação em Rio Preto. Leiam a íntegra da nota encaminhada ao jornal:

O DIFÍCIL EXERCÍCIO DAS LIBERDADES

Uma transformação está nas ruas. Está por todo o Brasil. Todos nós, de Rio Preto a São Paulo, de Porto Alegre a Manaus, estamos vivendo esses momentos de explosão e vitalidade democrática. Eles se alternam, num pêndulo em que predominam a exposição pacífica, mas firme, das reivindicações, e distorções condenadas pelos próprios manifestantes que foram às ruas para lutar por um Brasil melhor. Governantes, políticos, os três níveis de poder estão sendo contestados, desafiados, cobrados.

Mais saúde, educação de qualidade, transporte digno e mais barato... As reivindicações estavam represadas, foram se acumulando eleição após eleição: a verdade é que se prometeu muito, se fez pouco e se ficou devendo bastante. Não foram apenas jovens que saíram às ruas, embora eles fossem maioria no impulso inicial dos protestos.  E nem os protestos eram dirigidos a partidos especificamente, mas à estrutura de poder administrativo e legislativo que, em última análise, liberam verbas, aprovam projetos e viabilizam e concretizam obras e serviços.

O interessante a ressaltar, no nosso âmbito municipal, é que o deflagrador desses protestos tenha sido o preço do transporte público. Desde 2011, estamos preocupados com isso. Baixamos a passagem duas vezes e este ano já tínhamos antecipado que não aumentaríamos o preço. Seguiríamos subsidiando, como, aliás, propôs a própria presidenta Dilma. E governadores e prefeitos se ocuparam do assunto, enfrentando cada um o seu aumento.

Nossa preocupação social e a sensibilidade de minha equipe de trabalho de que o transporte pesa – e já pesava – muito no bolso do trabalhador conduziram essa decisão, e determinam outras ações nas áreas de obras e serviços, bem como as parcerias apartidárias com o governo federal e o governo estadual.

Recordo rapidamente tudo isso porque quero reconhecer, como já o fiz no meu Facebook, a legitimidade dos protestos que, em Rio Preto, foram conduzidos de forma ordeira, sem vandalismos. Até ontem, terça-feira, quando um pequeno grupo se excedeu no terminal de ônibus, agredindo profissionais de imprensa do Diário da Região, que lá estavam cumprindo a missão de registrar os fatos, fossem eles quais fossem.

Manifesto-me, como prefeito, solidário com o Jornal e seus profissionais, da mesma maneira que repudio atos que ultrapassam os limites da civilidade, que destroem equipamentos públicos e propriedades privadas. Os exemplos, é triste constatar, são muitos pelo Brasil afora. Todos condenáveis. Mas felizmente prevalecem as manifestações democráticas – um exemplo da maturidade dos brasileiros e dos rio-pretenses. E da maioria esmagadora dos nossos jovens.

As liberdades de ir e vir, de manifestação e protestos são não apenas legítimas, mas imprescindíveis. Sagrados e necessários são o direito de discordância e opinião, amparados constitucionalmente. Exercida com equilíbrio, consciência e responsabilidade, a liberdade de imprensa tem e terá sempre meu apoio e nossa palavra e compromisso de defesa. Essa é a minha história de vida, desde os bancos escolares.

Discordância de opinião não se expressa com agressão, com depredação e vandalismo. Diverge-se com a força dos argumentos da luta, não com a violência da força bruta.

Nenhum comentário: