Espaço para publicação de artigos do prefeito de Rio Preto pelo PSB, Valdomiro Lopes, no qual se dispõe a informar, explicar, refletir e aprender com seus leitores. Serão abordados os avanços na cidade nas áreas da saúde, educação, transporte, cultura, infraestrutura e mobilidade urbana. Aqui pretende-se falar da vida e do futuro, sempre guiados pelo amor a Rio Preto.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Resíduos sólidos e o desafio do reaproveitamento

Temos a alegria de ganhar alguns prêmios na saúde durante a nossa administração, em decorrência do trabalho de uma equipe entrosada e comprometida com o bem-estar dos rio-pretenses. Merece destaque Rio Preto ter sido considerada a 5ª melhor cidade do Brasil em Saúde Pública. Sabemos que ainda temos muito a avançar, mas a melhora já foi significativa.

Mas não somos uma cidade reconhecida apenas pela boa qualidade dos serviços de saúde oferecidos. Temos em Rio Preto uma das melhores usinas de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil do País. Somos referência nacional nessa área e o uso adequado que damos aos resíduos da construção civil faz bem ao meio ambiente.

No ano passado, demos um passo importante para a ampliação desse serviço essencial para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. O investimento de cerca de meio milhão de reais possibilitou a aquisição do novo equipamento. Aumentamos, assim, a capacidade de geração da usina, que passou de 350 toneladas por dia para 700 toneladas por dia.

Além de dar destinação correta para os resíduos da construção civil, a expansão da usina gera economia para as obras públicas. A partir da reciclagem do material recebido na unidade fabricamos artefatos de concreto que servirão de guias de sarjeta, bancos, blocos de alvenaria, melhorias de estradas rurais, entre outros.

Essa experiência da usina de reciclagem, desconhecida por muitos rio-pretenses, nos rendeu um prêmio do Ministério do Meio Ambiente, na área Seleção Pública de Experiências em Gestão Ambiental Urbana, e a visita de comissões de diferentes partes do País e do mundo para conhecer nosso trabalho.

Um comentário:

Cecília Cristina disse...

prefeito, desculpe falar de outro assunto: esse novo sistema dos ônibus vai melhorar a vida da gente? Rezo a Deus prá que ele funcione.

boa sorte para o senhor