Espaço para publicação de artigos do prefeito de Rio Preto pelo PSB, Valdomiro Lopes, no qual se dispõe a informar, explicar, refletir e aprender com seus leitores. Serão abordados os avanços na cidade nas áreas da saúde, educação, transporte, cultura, infraestrutura e mobilidade urbana. Aqui pretende-se falar da vida e do futuro, sempre guiados pelo amor a Rio Preto.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Dengue: a luta continua

Embora já estejamos, este ano, enfrentando o soropositivo tipo 4 da dengue – e vivendo a parte final de outra dramática epidemia parecida com a de 2010 –, a verdade é que as pesquisas sobre medicamentos eficazes contra a doença caminham a passos lentos.

E o Brasil inteiro sofre. Centenas de municípios e Rio Preto junto com eles. Fizemos e seguimos fazendo, com seriedade, a nossa parte. Centenas de abnegados e competentes profissionais de saúde estão trabalhando duro nessa luta que nunca parou.

Decretamos emergência quando foi necessário, contratamos excepcionalmente mais profissionais e até hospitais de campanha, fizemos com rigor os testes para comprovar a doença. Demos prioridade ao atendimento rápido e, paralelamente, dia a dia, fomos fazendo, madrugadas adentro, o registro dos casos, seguindo as normas do Ministério da Saúde.

Afirmamos, sem receio de errar que, em municípios do mesmo porte, estamos à frente na atualidade desses registros. Sem retoques ou maquiagem. Repito: profissionais conscientes fazem e refazem exames, para que esses documentos sejam exatos.

Infelizmente, com seu clima quente, nossa cidade favorece a proliferação dos mosquitos contaminados, que agora resistem “hibernando”, colocando seus ovos e incubados, vão reaparecer daqui a dez meses. Mas o perigo permanece!

Para clareza e julgamento dos que acompanham com seriedade o assunto, recapitulamos a nossa luta atual: com o ressurgimento do vírus tipo 4 – após 28 anos – instalou-se a epidemia. Não foi um problema de Rio Preto, ele apareceu em todo o Estado de São Paulo, Minas, Rio, Bahia, Pernambuco, Amazonas, Rondônia e Roraima. Tínhamos conseguido, graças a nossas ininterruptas campanhas de alerta, nebulização, limpeza de terrenos e contratação de novos profissionais, reduzir os 17.500 casos de dengue registrados de janeiro a março de 2010 para 219 casos, em 2011; e para 121 casos, em 2012, no mesmo período: uma redução média de 99%.

Em 2013, até agora, temos 12.988 casos e o registro de 9 mortes. Os números mostram que possivelmente ficaremos bem abaixo dos 24,286 casos de dengue da epidemia daquele ano. Mas não há nada a comemorar com isso. Pelo contrário.

A Prefeitura faz o que está ao seu alcance, e mais fará com a colaboração de todos: equipes de agentes de saúde percorrem as ruas, do centro aos bairros mais distantes, explicando, esclarecendo sobre como encontrar os focos, combate-los e como identificar os sintomas da dengue.

Bem antes da epidemia, mais de 100 mil famílias haviam facilitado o acesso dos agentes de saúde a suas casas, empresários responsáveis haviam feito a limpeza de suas empresas, reservatórios de água e terrenos industriais. Profeissores, ONGs, igrejas, postos de saúde e uma mídia consciente e cidadã se envolveram nessa batalha.

Com o trabalho incansável de mais de 400 agentes, foi possível recolher milhares de criadouros, no centro, bairros e zona rural. Ressalte-se o trabalho das obras antienchente, o recape, limpeza de bueiros, córregos e galerias – que também auxiliam no combate ao mosquito. Infelizmente, tudo isso ainda é insuficiente. É preciso mais atuação, mais iniciativa e mais atenção de cada um de nós: agentes de saúde que, na sequência de seu trabalho, foram às casas dos doentes, constataram que os focos de mosquito estão próximos, apenas a algumas dezenas de metros da casa, quando não dentro das próprias residências.

Ligue, denuncie, informe: o mosquito se reproduz em qualquer vasilha, ralos, pneus, depósitos de materiais diversos, onde haja água acumulada. Jamais se desligue da dengue: o telefone disque-dengue – 0800-7705870 – está à sua disposição, a ligação é gratuita. A doença pode estar onde estiver o seu descuido. Colabore!

Nenhum comentário: